sábado, 21 de agosto de 2010

AMG, a divisão esportiva da Mercedes-Benz



A divisão esportiva da Mercedes- Bens chamada de AMG foi lançada oficialmente no ano de 1967 por dois ex-funcionários da marca alemã, porém três anos antes já haviam projetos para a criação da AMG pois foi no ano de 1964 que a Mercedes deixou de patrocinar as provas de Gran Turismo, as letras da sigla vem do nome dos fundadores Aufrecht( trabalhava testando os projetos) e Melcher(engenheiro), bem e a letra G vem da cidade natal do engenheiro, Grosspach que também foi o local onde obtiveram a primeira vitória nas pistas e o primeiro modelo da Mercedes modificado pela AMG foi um 300SEL, primeiro carro preparado pela AMG levado as pista, este que teve ganho entorno de 30cv de potência alcançando consideráveis 250cv e com motor V8 de 6,3 litros que fazia de 100 km/h em apenas 6,3 segundos um ótimo resultado se comparado com a época em que foi produzido(ano de 1971).






             (Imagem da internet)





A AMG sempre teve preferência pelos modelos da Mercedes por serem carros que podem ser utilizados no dia-a-dia com o máximo de conforto aliado a esportividade, claro que várias fabricantes de super carros possuem conforto porém esportivos possuem suspensão um pouco mais rígida para que o veículo tenha maior estabilidade. A primeira parceria Mercedes- Bens e AMG foi no ano de 1990 e o primeiro projeto serie finalizado três anos depois resultando na C36 AMG, a versão esportiva da linha C.





Em 1999 as duas empresas se fundem e a AMG passa a ser parte da Mercedes e pouco tempo depois em 2002 a AMG ganha um novo parque industrial e um show-room totalmente redesenhado. Hoje a preparadora é mais uma fabricante de motores, além de participar do processo de criação dos modelos da Mercedes. Essa preparadora que se tornou tão famosa hoje carrega em sua história vários modelos como: C55, CLK 55, SLK 55, SL 50 e 65, CL 55 e 65, G55, ML 55 e 63, S 55 e 65, C36 e 63 e o seu último lançamento o SLS AMG, falar sobre os modelos AMG não é uma tarefa fácil pois cada um possui um toque especial e também não poderia ser diferente pois o dilema utilizado por ela é: “ um homem, um motor”.Essa frase é confirmada ao ollhar o motor pois cada exemplar tem a assinatura do engenheiro responsável pelo desenvolvimento.









Ou seja, além desses modelos serem muito potente e bonitos é pura exclusividade ter um AMG na garagem.




2 comentários: