Lançado em 2009, a porsche conseguiu inovar mais uma vez em sua linha de veículos trazendo desta vez o panamera, coupé de quatro portas. A primeira vez que porsche cogitou a ideia de lançar esportivo quatro portas foi nos final dos anos 1980 com o conceito 989, esse protótipo foi feito pelo engenheiro Ulrich Bez que foi embora da porsche no ano de 1991 e logo após sua saída houve uma queda nas vendas do 928, o que fez Porsche cancelar o projeto. Não se tem registro mas existem algumas imgens na internet de uma derivação do 911 quatro portas do ano de 1967 e outra do modelo 928.
Na dianteira o panamera segue as tendência da marca, como no formato dos fárois que tem iluminação por led's, grandes entradas de ar no parachoque(à estilo do 911) e no teto que possui uma suave curvatura que é característica da marca.
No interior uma diferença que qualquer um que não esteja bem adaptado com os carros marca alemã sentira é a ingnição do lado esquerdo, fora isso o carro tem um interior requintado e com excelente acabamento, digno de um porsche, além do belo painel digital. A motorização das versões do panamera são as seguintes:
Panamera S: 4.8 litros, v8 com 400cv de tração traseira
Panameta 4S: 4.8 litros, v8 com 400cv de tração integral
Panamera Turbo: 4.8 litros, v8 com 500cv e biturbo
e a duas novas versões lançadas esse ano:
Panamera: 3.6 litros, v6 com 300cv e tração traseira
Panamera 4: 3.6 litros, v6 com 300cv e tração integral.
Assim como o porsche cayenne, o panamera quando lançado dividiu opiniões além de ser um coupé quatro portas o desing da traseira não agradou a todos, mas eu adorei esse desenho não ficou grosseiro e não destoa das linhas do carro, talvez o que não tenha agradado tanto foi o panamera ter ficado mais parecido com uma "state wagon". As lanternas traseiras lembram as do boxter, o que fez com que a traseira ficasse com uma ar mais esportivo. Abaixo mais algumas fotos do carro.
4 comentários: