domingo, 30 de outubro de 2011

Garagem: Xenon


Estaremos hoje tratando sobre o que é xenon e para o que serve. Existem também várias temperaturas da lâmpada de xenon e ao longo da matéria vocês conferem cada uma delas.


1 - Temperatura de Cor: 3000K (Amarelo Brilhante):




Lâmpadas de 3000K geram aproximadamente 3200 lumens, cuja intensidade luminosa é de aproximadamente três (3) vezes superior a de uma lâmpada halógena, esta lâmpada emite luz amarelo-ouro e oferece penetração luminosa adequada para condições de neblina intensa. Recomenda-se este kit 3000K para uso em iluminação secundária, como em faróis de neblina ou faróis auxiliares. Operacionalmente, as lâmpadas 3000K são na verdade de 5000K cobertas com uma película que filtra todo o espectro luminoso, com exceção dos comprimentos de onda que compõem a luz amarela. A luz amarela, por sua vez, é a que mais chama atenção nas estradas.

Parece com: uma lâmpada incandescente.


2 - Temperatura de Cor: 5000K (Branco Padrão):



Esta é a lâmpada de maior fluxo luminoso, com aproximadamente 3100 lumens, cuja intensidade luminosa é de aproximadamente três (3) vezes superior a de uma lâmpada halógena. A luz emitida é branco-pálida ao observador, com uma nuance amarelada quando refletida na estrada. Essa é a cor de opção de consumidores que desejam melhorar a visibilidade e performance, ao mesmo tempo melhorando o visual de seus faróis. Também é ideal para aqueles que fazem off-road, em razão da refletividade da luz emitida ser também apropriada para objetos e superfícies não pavimentadas. Em suma, esta lâmpada é a opção que garante mais iluminação por centavo investido.


Parece com: a luz de um dia sem nuvens, ao meio dia.


3 - Temperatura de Cor: 6000K (Ultra Branco):



Com aproximadamente 2800 lumens, um pouco abaixo das lâmpadas de 5000K, estes bulbos 6000K ainda garantem uma intensidade luminosa aproximadamente três (3) vezes superior a de uma lâmpada halógena. Estas lâmpadas são para aqueles que desejam faróis emitindo uma luz extremamente branca, com leve nuance azul/anil quase imperceptível.


Parece com: O flash de uma câmera fotográfica.


4 - Temperatura de Cor: 8000K (Azul Céu):



Com 2550 lumens, um pouco abaixo das lâmpadas de 6000K, estes bulbos garantem uma intensidade luminosa muito superior a de uma lâmpada halógena. Estas lâmpadas de 8000K emitem uma luz um pouco mais azulada que os bulbos de 6000K.


Parece com: A luz de um dia parcialmente nublado.


5 - Temperatura de Cor: 10000K (Ultra Azul):


Com aproximadamente 2200 lumens de luminosidade, as lâmpadas de 10000K permitem uma intensidade luminosa acima do dobro da proporcionada por uma lâmpada halógena tradicional. Estas lâmpadas de 10000K geram uma luz azul-violeta de maior tonalidade que os bulbos de 8000K.


Parece com: A luz de um dia de céu aberto.


6 - Temperatura de Cor: 12000K (Roxo Médio):



Estas lâmpadas, por sua vez, geram 2100 lumens de saída, acima do dobro de uma lâmpada halógena tradicional. A luz gerada é de uma tonalidade azul-violeta mais escura que a gerada pelas lâmpadas 10000K. Esta é a escolha de consumidores que buscam a aparência mais exótica e extrema para seus veículos.


Parece com: Aurora


Observação: A maioria das pessoas acha que quanto mais alto o K (temperatura Kelvin) mais clara a luz é, mas de fato é o oposto. A razão K é inversamente proporcional ao brilho que a lâmpada é capaz de emitir. Então, quanto mais baixo o K mais clara é a luz. O Xenon também dissipa menos calor do que uma lâmpada tradicional halógena, o que faz com que ela não danifique a lente do seu farol, a luz de 3000K ilumina através da neve, chuva e neblina melhor que as outras, é mais usada como farol de neblina do que farol alto ou baixo por causa de sua propriedade.


Abundância e obtenção do gás xenônio:

Encontra-se traços de xenônio na atmosfera terrestre, em uma concentração de 50 ppb (partes por bilhão). O elemento é obtido comercialmente por extração dos resíduos do ar líquido. Este gás nobre é encontrado naturalmente nos gases emitidos por alguns mananciais naturais. Os isótopos Xe-133 e Xe-135 são sintetizados mediante irradiação de neutrons em reatores nucleares refrigerados a ar.


Aplicações:

O uso principal e mais notório deste gás é na fabricação de dispositivos emissores de luz, tais como lâmpadas bactericidas, tubos eletrônicos, lâmpadas estroboscópicas e flashes fotográficos, assim como em lâmpadas para excitar laser de rubi que geram luz coerente.


Outros usos são:

- Como anestésico em anestesia geral;

- Em instalações nucleares, em câmaras de bolha, sondas, e em outras áreas onde o seu alto peso molecular é desejável;

- Como perxenatos usados em agentes oxidantes em química analítica;

- O isótopo Xe-133 se usa como radioisótopo na Cintigrafia de Ventilação do Pulmão na medicina nuclear.


Compostos:

Até 1962 o xenônio e os outros gases nobres eram considerados quimicamente inertes e incapazes de formar compostos. A partir de então comprovou-se que existem compostos de gases nobres. Alguns dos compostos do xenônio são: difluor, hexafluor, perxenato de sódio, terafluor, deutereto de xenônio e hidróxido de xenônio.

Também, tem-se obtido óxidos de xenônio como o trióxido de xenônio, composto altamente explosivo. Ao menos 80 compostos de xenônio em que este se liga com flúor ou oxigênio são atualmente conhecidos. A maioria desses compostos são incolores.


Lâmpadas H.I.D. (High Intensity Discharge) são radicalmente diferentes e otimizadas, em se falando de tecnologias de iluminação. Lâmpadas H.I.D. contrastam com lâmpadas halógenas ou incandescentes comuns de filamento, por serem similares a lâmpadas de vapor. Ao invés de terem filamentos aquecidos, lâmpadas H.I.D. geram um arco voltaico entre dois eletrodos internos, que por sua vez, excita energeticamente uma mistura de gás Xenônio e sais metálicos, assim produzindo uma luz alva e intensa que muito se assemelha à luz natural de um dia ensolarado.


O resultado é um facho azulado, que muda segundos depois de aceso para branco. Semelhante a um flash fotográfico, tem o triplo da luminosidade convencional. Além disso, trabalha com menos potência. ??Enquanto uma lâmpada comum consome entre 55W e 65W, a de xenônio gasta 35W.


As cores dos sistemas HID-Xenon são referidas à emissão de espectro de luz solar, o qual é relacionado à temperatura de plasma.


Como fica no farol:


- O que é Xenon?


O Xenon (ou Xenônio) é um dos gases nobres da Classificação Periódica dos Elementos (18,8 A ou 0). É inodoro, incolor, encontrado como traço na atmosfera terrestre e faz parte do primeiro composto de gás nobre sintetizado. O xenônio (do grego que significa "estranho") foi descoberto por William Ramsay e Morris Travers em 1898 nos residuos resultantes da evaporação dos componentes do ar líquido. O uso principal e mais famoso deste gás é na fabricação de dispositivos emissores de luz, tais como lâmpadas bactericidas, tubos eletrônicos, lâmpadas estroboscópicas e flashes fotográficos.


- O que é H.I.D.?

É um sistema de iluminação automotiva feita a base de reatores, starters e lâmpadas de gás Xenon. As iniciais H.I.D. é uma abreviação de "High Intensity Discharge", ou seja, Lâmpadas de Descarga de Alta Intensidade. O sistema consiste no aprisionamento do gás Xenon dentro de uma lâmpada especial, que através de impulsos elétricos vindos de um reator específico, faz com que o gás se inflame e gere luz de alta intensidade.


- Qual a vantagem do Kit Xenon nos faróis?

Primeiramente a SEGURANÇA. Esse tipo de farol emite uma luz que varia entre o branco e o roxo, quanto mais clara melhor visão proporciona, gerando segurança para quem dirige e fica melhor visível para outros motoristas. Por emitir uma luz viva e brilhante, proporciona maior beleza aos conjuntos ópticos dos faróis e obviamente valoriza e aumenta o valor venal do veículo, por se tratar de um acessório de excelente custo x benefício.


- Do que é composto um kit para farol de luz xenon?

O kit é geralmente composto de 2 lâmpadas de descarga de gás, 2 reatores, 2 starts (que pode vir conjugado com o reator em alguns casos), um chicote de ligação, 1 relê de proteção e 1 fusível. O kit ainda deve acompanhar manual de instalação, certificado de garantia, número de série do fabricante e NOTA FISCAL, garantindo a procedência e qualidade do produto.


- Qual a diferença do Xenon para as lâmpadas comuns?

Basicamente o sistema de alimentação e o tipo de luz emitida. As lâmpadas comuns são feitas com filamento interno em tungstênio, que ao receber uma carga elétrica, emitem luz. As de Xenon são tais como as lâmpadas fluorescentes: a energia carrega um reator e este reator processa, intensifica e manda as cargas para a lâmpada, resultando numa luz muito mais forte.


- E as lâmpadas estilo "Cool Blue", "Eagleye" e "PCP"?

Com a intenção de baratear custos e proporcionar uma luz mais branca do que as amarelada lâmpadas comuns, vários fabricantes submeteram lâmpadas halógenas convencionais a um tratamento que consiste a pintura do bulbo (vidro) da lâmpada em coloração azulada, a fim de reduzir a luz amarelada e proporcionar uma luz mais branca, com o leve tom azulado em alguns casos.


- Qual a durabilidade do xenon em relação às lâmpadas comuns?

Uma lâmpada halógena comum dura cerca de 2 anos de vida útil. Já as lâmpadas Xenon duram cerca de 6 anos, ou seja, 3 vezes mais.


- O que é "temperatura de cor"?

Toda lâmpada, seja ela halógena, fluorescente ou Xenon, emite luz onde cada versão varia conforme a cor. Estas tonalidades de cores são medidas através de "kélvins" ou "k". O tom mais claro, semelhante a luz do dia, giram em torno de 6000k. Quanto menor, mas vai para do amarelo ao vermelho. Quanto maior, vai do azulado ao roxo. As lâmpadas halógenas comuns geram torno de 2800k a 3500k (amarelada) e as de Xenon, variam entre 6000k e 12000k.


- O que são "Lumens"?

O termo "lumens" vem de "luminosidade". É a medida que especifica a claridade das luzes emitidas pelas lâmpadas. Na escala de tons, quanto mais claro, mais puxado para o branco. No ápice de luminosidade, 6000k (kélvins) é o branco mais puro encontrado. Acima de 6000k, perde-se cerca de 15 a 20% em relação ao branco, já na faixa do tom azulado ao roxo. Abaixo de 3500k, no caso das lâmpadas halógenas comuns, perdem em torno de 50 a 60% em relação ao branco.


- O uso do Kit Xenon é proibido?

Segundo as legislações vigentes no Brasil, os kits entre 6000k e 8000k são permitidas, tanto na cidade quanto na estrada. Quanto aos kits de 10000k e 12000k são de uso restritos, "fora-de-estrada" ou para carros em exposição. Como na maioria das cidades européias, americanas e japonesas, o uso dos kits entre 10000 e 12000k tem se tornado freqüentes, as leis daqueles países tem sofrido mudanças recentes visando a regulamentação e regularização dos kits existentes. O uso de kits Xenon de 10000k e de 12000k no Brasil, podem ser regulamentadas em breve, visando critérios de segurança aos seus motoristas. Um fato importante é ter sempre a mão, junto ao documento do veículo, A NOTA FISCAL DO PRODUTO ADQUIRIDO.


- A luz do Xenon atrapalha outros motoristas?

Não atrapalham. Apesar das luzes fortes, o foco dos faróis de Xenon não são ofuscantes, portanto não atrapalham a visão de outros motoristas. Muito pelo contrário, sua luz permite que o carro seja bem visto, resultando em MAIS SEGURANÇA.


- É verdade que o Kit Xenon consome menos bateria?

É verdade sim! O kit Xenon consome cerca de 35w, enquanto as lâmpadas halógenas consomem de 60 a 100w de potência. Ou seja muito mais luminosidade, consumindo até 3 vezes menos!


- É verdade que o Kit Xenon danificam os faróis?

Isto é uma lenda! Apesar da grande quantidade de luz produzida e de seu extenso brilho, elas emitem a chamada "luz fria", ou seja, por trabalhar com consumo de apenas 35w e emitir luzes que variam do branco ao azul (e roxo), sua luminosidade é de baixa temperatura, o que não danifica os defletores e lentes dos faróis, mesmo os de acrílico (policarbonato).


Cores das lâmpadas em uso:




8000k x 6000k


Pra quem tem dúvidas a respeito da diferença entre essas duas temperaturas de cor, está aí um bom comparativo:


Na frente temos 8000k e atrás 6000k.


Reportagem da Veja:


Brilho novo nos carros

Lâmpadas brancas nos faróis garantem economia e maior luminosidade. Mas uma instalação malfeita pode ofuscar a visão de outros motoristas


Por Fernando Cassaro


Quem trafega pela cidade à noite já deve ter notado o aumento de luzinhas brancas nos faróis de parte da frota paulistana. Cada vez mais motoristas trocam as tradicionais lâmpadas amarelas pelos equipamentos de gás xênon, que proporcionam maior brilho. Alguns modelos de marcas como Audi, BMW, Mercedes-Benz, Citroën, Volvo e Peugeot vêm com o kit de fábrica. As lojas de autopeças instalam a novidade por preços que variam de 400 a 2 000 reais. "Há quatro anos, o serviço chegava a custar 4 000 reais", conta Michel Monteiro, proprietário da VTuning, localizada no Jardim Anália Franco. "A procura aumentou muito, e eu vendo pelo menos três kits por dia."


Economia e maior luminosidade são os atrativos do gás xênon. Uma lâmpada desse tipo dura três vezes mais que a comum e garante um campo de visão bastante ampliado. "A gente nota a diferença nas estradas", diz o empresário José Carlos Severo, proprietário de um Honda e de um BMW equipados com o acessório. "Em comparação com o sistema convencional, consigo enxergar a uma distância duas vezes maior e nem mesmo a neblina atrapalha." De acordo com as regras do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o produto é legal – desde que a lâmpada seja realmente branca. Para tanto, a temperatura de cor não pode passar de 7 000 graus Kelvin. "Se essa marca for ultrapassada, já se terá um tom azulado", afirma o gerente de produtos e marketing da Philips, Ivan Lelis. Enquanto a luz convencional funciona com um filamento de tungstênio, que fica incandescente com a passagem de corrente elétrica, a moderna vem com um pequeno reator para produzir uma faísca e inflamar o gás xênon.


O motorista que já teve a visão ofuscada por um farol de gás xênon provavelmente deparou com uma lâmpada de tonalidade azul. É a temperatura acima da especificada, capaz de cegar momentaneamente os outros condutores. Mesmo que a temperatura esteja correta, porém, o problema pode ocorrer. Se a instalação não for bem-feita, o feixe de luz atingirá em cheio o pára-brisa do veículo que vem em sentido contrário. "Para que isso não aconteça, tanto a lâmpada quanto a instalação têm de ser adequadas", explica Lelis. "Senão, até as luzes comuns atrapalham os demais motoristas."


Fonte: http://www.detran.rs.gov.br/clipping_sites/junho/22.htm

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