quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Garagem: Como funciona o câmbio automático?


A seção garagem desse mês trata sobre o funcionamento do câmbio automático, assunto bem interessante e que eu, particularmente, acho que vocês irão gostar. Alguns preferem câmbio automático por ser mais fácil de guiar, afinal é só colocar a alavanca no "D" (do inglês drive), e acelerar, mas nem todos sabem como o câmbio funciona.




Quem é acostumado a dirigir carros com câmbio manual, deve estranhar um pouco o carro automático, já que nele o pedal de embreagem não existe, tal como o de uma caixa manual, o trabalho primário de uma caixa automática é o de permitir ao motor que opere dentro das suas estreitas variações de rotação e ao mesmo tempo proporcionar amplas variações de rotação de saída para as rodas.


O câmbio automático, tem um sistema de engrenagens, bem semelhante ao de um carro manual, com a única diferença que, o carro faz a troca de marchas sozinho, por meio de uma embreagem automática, que reconheçe a velocidade e a rotação exata para realizar as trocas de marcha.


Certos carros automáticos, possuem a opção sport no câmbio, que modifica as trocas de marchas, deixando o carro mais esportivo. Ainda nesse modo sport existe em alguns carros a opão de trocas por meios de aletas atrás do volante, que funcionam basicamente iguais a um câmbio manual, o motorista escolhe a hora de passsar a marcha, existem também em alguns casos, em que o veiculo não possui as aletas e há a possibilidade de passar marcha pelo próprio câmbio, para cima e para baixo(em alguns carros a ocorrência é inversa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário