Na seção garagem deste mês vamos tentar explicar rapidamente como funciona o sistema de freios ABS equipado com EBD, ambos que são citados comumente em matérias aqui no blog e também em vários outros sites e revista sobre automobilismo.
Primeiro vamos falar dos freios com ABS, a explicação é simples e direta. Então, como funciona esse sistema? Basicamente ele evita o bloqueio das rodas na frenagem, freando o veículo gradativamente, evitando acidentes e o que possibilita ao motorista maior controle sobre o carro, principalmente em pisos escorregadios, onde a aderência dos pneus é menor e a direção fica mais sensível. Fisicamente, quando os freios são acionados com muita força e as rodas tenderem a travar, entra em ação o computador do ABS que ativa eletroválvulas que liberam pressão para o fluído de freio, melhorando a frenagem.
E o que é o sistema EBD que funciona juntamente com o freio ABS? O EBD é um sistema responsável por distribui a força de frenagem entre as rodas do veículo. Por exemplo, se você estiver só no carro e com a mala carregada, quando acionado o freio, a força maior será aplicada sobre o eixo traseiro onde está a mala com mais peso, o mesmo funciona para quando o carro estiver com um lado mais pesado que o outro. Uma outra funcionalidade do freio ABS EBD é a possibilidade de frear em curvas.
E a manutenção desse sistema, como funciona e é necessário fazer? O freio ABS funciona apenas como auxiliar do freio comum, logo se ocorrer falha nele e no EBD, será indicado através de uma luz no painel, mas não fique muito preocupado, pois o carro não ficará sem freios e sim apenas sem a assistência. A maioria das vezes que ocorrem problemas no ABS são por falha nos sensores e isso pode ser corrigido em uma concessionária da marca do seu veículo ou mesmo numa oficina independente e especializada, claro.
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