sexta-feira, 6 de julho de 2012

Clássicos - Opala SS


Era década de 70 quando o  Chevrolet Opala desembarcou no Brasil pela primeira vez como derivação do modelo americano Impala, porém deste nada sobrou e o carro sofreu tantas adaptações dos "nossos" engenheiros que se tornou um veículo de sangue brasileiro, com gravata americana e corpo alemão. Estamos falando de uma época vivenciada por meus avós há mais de 35 anos e que você pode ter vivenciado. Época esta que muscle cars como Camaro e Mustang eram sonhos de muitos e objeto de poucos e carros como Ferrari e Lamborghini ainda nem existiam no país... Era o tempo em que reinavam os Dodge Dart e Charger e Ford Maverick.





Os primeiros Opala SS (1971) tinham motor 4100 V6 de 140 cavalos e conseguia ultrapassar os 170km/h sem muitas dificuldades. Em 1976 o carro recebeu melhorias no motor e passou para um 250-S, que fez a potência saltar para 171 cavalos, o que fez do Opala SS o veículo mais rápido do país, na época. Além da melhoria do motor, foi implementado um 4 cilindros (SS-4), que manteve a estética esportiva, porém com motor menor devido a crise do petróleo.






Com 10 anos de mercado (versão SS) e 23 anos de produção, foram fabricadas 1 milhão de unidades do Chevrolet Opala, que por pressão do governo na época, visando a modernização das "carroças brasileiras" (frase do nosso querido presidente Fernando Collor), foi descontinuado, o que deixou muitos trabalhadores e famílias triste, pois foi um carro que fez parte da história da maioria dos brasileiros. Desta época restam apenas as lembranças e histórias contadas por familiares e amigos que a vivenciaram e de concreto nos restam apenas as oportunidades, que se tornam cada vez mais raras, de ver e conhecer o Chevrolet Opala ao vivo.









26 comentários: