No último dia 20 de maio tive o prazer de andar a bordo do Mercedes-Benz SL63 AMG. Está foi a segunda oportunidade que tive em andar num carro esportivo e também se tornará inesquecível assim como a primeira. Abaixo vocês conferem um pequeno vídeo feito por mim em duas das três voltas realizadas na pista do Autódromo Internacional Ayrton Senna em Caruaru e logo em seguida fotos detalhadas do veículo, assim como informações técnicas e meu relato sobre o carro. Agradecimentos especiais ao proprietário do veículo pela oportunidade!
Antes dar uma volta no primeiro veículo AMG, as minhas matérias e opiniões sobre o carro eram apenas teóricas, baseadas no conhecimento e informações técnicas, ou seja, apenas números e ideias. Mas quando você tem a oportunidade de andar no veículo o qual você tem grande admiração, as impressões mudam e os sentidos ficam mais aguçados a cada segundo dentro do veículo. Foi exatamente isto que aconteceu comigo e toda essa numerologia e ideal se transformaram numa experiência que superou todas as minhas expectativas sobre o carro.
O motor é 6.2 litros V8 de 532 cavalos, aspirado, com tração traseira e com 63 kgfm de torque, chegando à velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente. Comparando com o Chevrolet Camaro, primeiro esportivo que andei, o Mercedes-Benz tem um pouco mais de torque, utiliza-se do mesmo tipo de cilindrada (8 em V), porém ambos tem DNA bem diferente. O motor americano do Camaro é mais "desengonçado" e parece despejar toda a força e torque em apenas um toque no acelerador, já o da Mercedes-Benz SL63 mesmo tendo acelerações muito fortes, nota-se um tom mais "racional" ao conjunto e uma característica típica dos motores alemães, o despejo de força e potência gradual, ou seja, você tem toda a potência na ponta dos pés e a dosagem disso vai depender do motorista.
Dentro do veículo os bancos ao estilo concha (bem confortáveis) fazem seu trabalho segurando os ocupantes nas curvas. O acabamento é de alta qualidade e com visual limpo (sem detalhes, dobras ou encaixes muito exagerados), o que agrada aos olhos. Sua suspensão é bem rígida, para proporcionar mais estabilidade ao veículo e talvez possa causar certo incômodo fora das pistas, mas isso tem um motivo, a proposta de esportividade dos veículos AMG. Para quem gosta de valores, o SL63 AMG custa de 350 a 500 mil reais (2008-2012) e chega a ser mais de 100 mil reais mais caro que as versões "comuns" do Mercedes-Benz SL, mas se você é um daqueles felizardos que tem a conta bancária gorda, garanto que não irá arrepender-se ao comprar um deste, pois terá nas mãos um carro com todo o status, luxo e tecnologia dos veículos alemães e com DNA de um verdadeiro carro de corrida.
17 comentários: