sábado, 13 de agosto de 2011

Raridades abandonadas


Não é tão difícil encontrar um carro abandonado pelas ruas, basta ter um olhar mais atento. Claro, dificilmente você irá achar um veículo abandonado nas principais ruas e avenidas da cidade, os pontos mais "comuns" de serem vistos são em estacionamentos e bairros com pouco movimento. Mas carros como Chevrolet Camaro 75 e Impala 68, modelos da Cadillac, Mercedes E230 station e Mitisubishi Expo, são alguns modelos que viraram clássicos e outros que são pouco comum de serem visto mesmo tendo aproximadamente 15 anos de fabricação, como os dois últimos.




Mas por que alguém abandonaria um carro desses? Não existe uma única resposta para a pergunta, mas posso aqui citar alguns fatores que podem levar o proprietário ou seus parentes a abandoná-los. Vamos começar com o preço das peças e manutenção, nos carros importados tem valor mais elevado e no caso dos antigos são difíceis de encontrar. Existem também casos de carros recebidos como herança e pelo alto custo para mante-los muitas vezes são abandonados pelos familiares. A facilidade de ter um carro novo na garagem também influi bastante no abandono, alguns veículos possuem grandes dívidas e torna-se mais fácil para o proprietário a aquisição de um novo que o pagamento do débito antigo, além de algumas lojas financiarem carros 0km em mais de 60 meses.


Porém nem sempre esses motivos justificam o abandono. As vezes a falta de espaço para acomodação do veículo fazem os carros mesmos sem débitos serem esquecidos nas ruas, estacionamentos e oficinas. Ver um carro como esses abandonado com certeza é uma cena de partir o coração de qualquer amante de modelos clássicos, mas não é qualquer um que pode manter o hobby pois, tem custo médio alto e o mesmo terá a difícil tarefa de achar uma oficina de qualidade especializada em restauração e troca de peças, caso haja alguma avaria no veículo.






10 comentários: