quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Retrospectiva 2011

O estado de Pernambuco vem nos surpreendendo cada vez mais no setor automotivo, assim como em 2010, o ano de 2011 foi de bons e maus momentos, de idas e vindas. Quando falamos de um sistema de mercado capitalista, as idas e vindas são justificáveis, pois para que se cheguem mais novidades muitas vezes é necessário substituir as já existentes. Assim como em 2010, infelizmente, o estado ficou marcado em mais um ano consecutivo com o acidente de um dos superesportivos que rodavam pelas nossas ruas, notícia triste e que teve repercussão nacional. Também foi o primeiro ano "cheio" do nosso blog, onde postamos todos os meses e a partir de agosto conseguimos atualizar cada mês até o fim do ano com mais de 10 matérias e ao fim do ano tinha ultrapassado as 30.000 visualizações, tudo isso graças a vocês, nossos leitores.





O carro destaque da Mercedes-Benz em 2011 foi sem dúvidas a SLS ou asa de gaivotas, como preferirem. No estado foram emplacadas três unidades deste veículo, um prata, branco e preto, o último infelizmente foi o que sofreu o acidente, porém não adianta ficar se lamentando, agora é seguir em frente e esperar as novidades de 2012, que são muitas.




Depois de muitos passarem pela cidade através das importadoras, finalmente foram emplacadas as primeiras unidades do Porsche Panamera no estado, num total de cinco carros, sendo quatro brancos (um na versão V6, dois 4S e um na versão S) e um preto (Turbo), que  emplacou por aqui, porém foi vendido para o estado de São Paulo.



Entre os esportivos da alemã Porsche, destaque para os modelos do 911. Marcaram presença em 2011 um 911 Turbo coupé, que foi embora no fim do primeiro semestre para a chegada do Turbo S conversível. Abaixo um dos raros flagras do 911 Carrera S preto que roda pela cidade. Destaque também para a chegada de um 911 SC Targa de 1978, o carro quando recém chegado foi bastante vistos nas ruas e em alguns dos points da cidade, porém há mais ou menos cinco meses o carro não é visto.




Outro 911 raro de ser visto nas ruas, mas nem tanto como o Carrera S preto é o Carrera 4S conversível branco, conseguimos flagrá-lo em Julho e em Dezembro próximo as festas de fim de ano ele apareceu novamente. Já entre os esportivos de entrada da marca, o Boxster obteve vendas melhores que o Cayman, foram cinco conversíveis contra um do modelo cupê, ambos contados apenas os 0km.



Talvez seja o estado do Nordeste com mais carros alemães, para quem gosta de carros como Ferrari e Lamborghini pode se decepcionar ao fazer uma visita à Pernambuco. No estado em 2011 rodaram apenas três máquinas italianas pelas ruas da cidade, a já conhecida Maserati Gran Turismo e duas Quattroporte, uma delas foi trazida pela Exclusive Import e passou o fim de ano no show room da loja, o outro exemplar (azul escuro) não se tem foto recente, apenas do início do ano e há dúvidas se ainda está por aqui.




O carro esportivo mais vendido de 2011 no estado foi o Chevrolet Camaro (26 unidades), seguido do novo Mercedes-Benz SLK (25 unidades, nos últimos cinco meses) e do BMW Z4, este com apenas 8 unidades vendidas. O rival do muscle car da Chevrolet, Ford Mustang vendeu apenas 4 unidades e uma delas foi emplacada no estado e levado para a Bahia. A Peugeot apresentou ao Brasil o seu esportivo já no fim do ano, o carro tem preço próximo aos 140 mil reais e só vendeu duas unidades, nos dois últimos meses.






Começaram a aparecer as primeiras unidades emplacadas no estado do cupê de luxo da Mercedes-Benz, o Classe E (foram dois na versão E350 e um na versão E500, todos pretos) e não esquecendo da chegada de uma Classe E conversível com placas da Paraíba e que ficou por aqui mesmo, por enquanto é o único nesta configuração no estado.





Entre os mini carros o destaque de vendas foi o Fiat 500 que vendeu 109 unidades em todo o ano passado, segui do Audi A1 (28 unidades) e pelo Mini Cooper (9 unidades vendidas e emplacadas no estado), este último pode chegar próximo ao número de vendas do A1 pois foram vários veículos com placas de outros estados que chegaram na cidade. A Fiat trouxe novidades em 2011 no seu "carrinho" como a nova motorização multiair e importação do México, isso fez baixar o preço e melhorar as vendas, já Audi vem com novidades para o A1, com opção 4 portas e motorização também menor, é especulado que ele seja vendido em sua versão de entrada por 40 mil reais, se isso realmente acontecer será o Audi mais barato já vendido no país. A Mini Cooper pretende abrir sua loja no estado, isso evitaria o que acontece hoje, fuga dos compradores para outros estados por falta de concessionária em Pernambuco.




Entre os sedãs de luxo o destaque de vendas foi do Audi A5 sportback com 7 unidades vendidas (2 pretos, 2 brancos, 1 prata, 1 azul e 1 cupê preto), seguido do Jaguar XF com 5 unidades vendidas (3 pretos, 1 vermelho e 1 azul) e pelo Mercedes-Benz CLS com apenas 1 carro vendido.







Os sedãs de alto luxo também marcaram presença em 2011, porém estes só tiveram uma unidade vendida. Audi A7, BMW Série 7, Jaguar XJ e Mercedes-Benz S500, foram os carros super luxuosos que emplacaram neste ano que passou no estado.






Não podemos esquecer-nos do segmento de utilitários esportivos, o veículo de luxo mais vendido no estado neste segmento foi o Jeep Grand Cherokee com 68 unidades emplacadas, seguido do Hyundai Veracruz (64) e do Land Rover Range Rover Sport (46).  O Mercedes-Benz Classe ML empatou no ranking com a BMW X6 em 20 unidades, em quinto lugar ficou o Porsche Cayenne (14) e em sexto o Audi Q7 (7).





8 comentários: