Atualmente entre os sedãs de alto luxo, os mais conhecidos e de maior destaque são os carros da Mercedes-Benz e Bmw. Mas na década de 80 era diferente e o Dodge LeBaron era um carro digno de competir com os melhores carros do nicho e com marcas que até hoje são dignas de respeito à exemplo da Lincoln.
Não foi um carro produzido por muitos anos, diga-se de passagem, pouquíssimos anos, pois na época a Dodge passava por dificuldades financeiras. Lançado em 1979, foi descontinuado em 1981 e era oferecido como uma opção mais luxuosa, da linha Dart, além de complementá-la.
Como citado no início, o carro era muito capaz de concorrer com modelos da Lincoln, mas o foco da Dodge era competir no mercado nacional com o Ford Landau. Para "abocanhar" uma maior parte desse mercado, a característica que fez do LeBaron um destaque entre seus concorrentes foi o luxo, com banco inteiriços e bem acolchoados, ar-condicionado e câmbio manual na coluna de direção, era opcional o automático.
O carro das fotos é um LeBaron dos anos 1980, modelo brasileiro. As diferenças estéticas são enormes se comparado ao americano e deste só restou os emblemas, particularmente acho a versão brasileira desse carro americano muito mais elegante e charmoso, o modelo vendido nos Estados Unidos tem desenho grosseiro e deselegante.
11 comentários: