domingo, 19 de fevereiro de 2012

Curiosidades


Bom galera, começando mais uma seção de curiosidades, este mês foram selecionadas mais dez, entre elas sobre o menor carro do mundo. Espero que vocês curtam e peço também que nos enviem suas mais curiosidades.




O nacional Vectra GT/GT-X, esteve em 10º lugar na competição de cores mais vibrantes, com sua belíssima cor Volcano Orange.



Um Celta leva cerca de 12 horas para ser fabricado. Um Fusca levava até 42 horas.


No Brasil, as saídas de postos de combustíveis tem alto índice de acidentes.


Três minutos parado com o motor ligado poderia percorrer cerca de 1 quilômetro.


O Chevette na verdade se chamaria Opalim, uma alusão ao Opala.


Na década de 1990, com a "europeização" da maioria dos modelos vendidos no Brasil, surgiram nomes até então diferentes em relação aos nomes antigos (Opala, Caravan, Fusca, Kombi). Os nomes, apesar de diferentes, tornaram-se comuns devido a fácil assimilação fonética de ambas as palavras que, por sinal, referem-se à cidade italiana Siena, na região da Toscana, e à competição local Palio.



Mais um feito automotivo deve figurar a próxima edição do Guinness Book, o livro dos recordes. Em comemoração aos 100 anos de fundação da Alfa Romeo, uma concessionária britânica decidiu realizar uma carreata história composta apenas, obviamente, por modelos da fabricante italiana. O comboio conseguiu juntar 312 veículos de diferentes épocas e oficializou um novo recorde mundial da curiosa categoria.


As cores e letras das placas dos carros:


Placas. Em São Paulo encontramos placas de carro nas cores preta, azul, branca, vermelha e etc. Mas, afinal, qual é a lógica das letras e cores nas placas dos carros? No caso das letras, cada estado tem suas combinações próprias distribuídas pela frota local em ordem cronológica de licenciamento ou emplacamento. Na capital paulista as disponíveis são de: Série inicial - BFA-0001 e Série final - GKI-9999. Mas e as cores? O que elas representam?

Cinza: As mais usadas, identificam os automóveis particulares.

Branca: Colocadas em automóveis oficiais.

Vermelha: Aplicadas em veículos como táxis, ônibus, caminhões e lotações - os chamados “veículos de aluguel”.

Azul: Carros em teste de montadoras. Quando há as letras “CC”, significa que são de consulados.

Verde: Oficinas e lojas as utilizam para demonstrar que o carro está passando por test drive.

Verde e Amarela: São colocadas em veículos de autoridades federais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Preta: Em automóveis antigos, é um atestado de que o modelo, em geral de colecionador, é quase todo original.


Dragsters são supercarros de corrida com chassi super leve e motor extremamente potente, geralmente esse tipos de carro são projetados para competir em provas de arrancada. O Dragster surgiu nos EUA na década de 40.

Agora, as provas de arrancada aonde esse modelos competem são realizadas em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Para se ter uma idéia, um modelo igual a esse da foto acima pode percorrer um quarto de milha atingindo velocidades superiores a 400 km/h por hora (os chamados jet cars são dragsters equipados com turbina de aviões caça, tem o mesmo poder de arranque, porém as únicas peças que foram utilizadas dos dragsters nos jet cars foram os injetores de combustível e compressores). A aceleração de 0 a 100 km/h é quase que impossível de se acompanhar e para segurar um dragster na pista na hora da frenagem é necessária a ajuda de um pára- quedas devido tamanha potência.



O Peel P50 é um carro fabricado desde 1962 pela Peel Engineering Company, uma fábrica que trabalha com fibra de vidro, produzindo barcos, motos e carros. Foi projetado como carro para cidade, para apenas um adulto e uma sacola de compras, como o seu próprio slogan diz: “one adult and a shopping bag”. Ele é tão pequeno que acabou entrando para o Guinness - Livro dos Recordes - por ser o menor veículo em linha de produção, com apenas 1370 mm de comprimento, 1200 mm de altura, 1041 mm de largura e pesa de apenas 59 kg. Sendo tão leve e pequeno, não poderia deixar de ser muito econômico e faz 35,7 Km/l. Seu motor possui transmissão manual três marchas e é um DKW 49 cc, com 4.2 cavalos de potência, que lhe permitem a velocidade máxima de 61 km/h. Apesar do pequeno tamanho, o Peel P50 é legalizado para rodar no Reino Unido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário