A seção garagem deste mês vem com 3 dicas importantes para a manutenção preventiva dos carros, são elas: alinhamento, sistemas de freio e embreagem. Esperamos estar ajudando vocês leitores, para com isso manter o bem estar do seu veículo e também evitar acidentes.
1 - Alinhamento: Talvez seja um dos principais tipos de manutenção para um veículo, é nele que se corrige a "falha" da direção puxando para um lado ou para o outro. Mantendo o alinhamento do seu carro em dia você garante melhor dirigibilidade, maior eficiência de rolamento e maior otimização do esterçamento. Mas quando se deve fazer o alinhamento? A cada troca de pneus, se um pneu tiver maior desgaste que outro, quando o pneu tiver desgaste maior na parte externa ou interna, quando o carro estiver trepidando mais que o normal, volante mais duro, carro puxando para um dos lados e por fim a cada 10 mil km (rodízio ou balanceamento).
No alinhamento as rodas são posicionadas em ângulo de cáster, cambagem, convergência e divergência.
Cáster: ângulo de inclinação para frente e negativo ou para trás e positivo, do braço de suporte do eixo em relação a um plano vertical.
Cambagem: é determinado pela inclinação da parte superior da roda, para dentro ou para fora do veículo, também em relação a um plano vertical.
Convergência: é o ajuste das rodas direcionadas, de modo que fiquem mais fechadas na extremidade dianteira do que na traseira.
Divergência: é contrário a convergência, as rodas ficam mais abertas na extremidade dianteira do que na traseira.
2 - Sistema de freio: Tão importante quanto o balanceamento é o sistema de freio. Verifique regularmente o nível do fluído de freio, espessura das pastilhas (a cada 10 mil km) e a lona de freio e ajuste do freio de estacionamento (a cada 30 mil km). O fluído é importante ser trocado a cada 2 anos ou de acordo com a recomendação do fabricante, pois é ele quem absorve a umidade e quanto mais umidade presente no fluído menor é sua temperatura de ebulição e consequentemente menos eficiente a frenagem. O disco de freio após trocado necessita de um período para acomodação das novas pastilhas e disco, logo não recomendasse freadas bruscas nos primeiros 300 km. Já as pastilhas devem ser medidas para verificar sua espessura, se estiverem dentro do nível de tolerância, elas podem ser retificadas para retirar suas imperfeições e garantir mais durabilidade ao sistema, se estiver fora da medida é recomendável a substituição. É importante que se faça uma revisão periódica no sistema a cada 5 mil km, os sintomas de mal funcionamento são: vibração e desvio da rota na hora de frear, curso muito longo da alavanca do freio de mão e barulhos quando é acionado o freio.
3 - Embreagem: Os principais sinais de problemas são a trepidação, dificuldade de engate, pedal duro e barulho. Para aumentar a vida útil da embreagem do seu carro evite dirigir com o pé apoiado no pedal, trocar de marchas bruscamente e evitar dirigir em altas velocidades em marchas baixas ou em baixas velocidades com marchas altas. A durabilidade do conjunto varia de acordo com a condução do motorista, é um item de desgaste natural e sua manutenção resume-se a troca do componente avariado.
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